
Direção: Mika Kaurismäki – Brasil/ Suíça/ Finlândia - 2007 – 90 min. - Livre. Gênero: Documentário. Distribuição: Rio filme.
Lançado em 2005, o filme é do cineasta e diretor finlandês Mika Kaurismaki só agora é exibido nos cinemas brasileiros.
É um tributo ao choro, gênero mais antigo da música popular brasileira, anterior ao samba e à bossa nova e aquele que ainda hoje se mantém mais próximo das suas origens no sentido em que continua a ser uma música urbana, de rua, tocada nos botecos.
O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão européias (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca) e da música popular portuguesa, com influências da música africana.
Uma das atrações da mostra Fórum do Festival de Berlim de 2005, o filme contou com músicos como Yamandú Costa, Paulo Moura e Trio Madeira Brasil, Ademilde Fonseca, dentre outros.
O Filme mostra ainda a atualidade do Choro, e o modo como essa tradição é mantida através de oficinas e orquestras do interior, onde garotos aprendem a sensibilidade do pandeiro, do violão de sete cordas e das mais belas canções instrumentais que o Brasil já produziu.
Brasileirinho.part1
Brasileirinho.part2
Brasileirinho.part3
Brasileirinho.part4
Brasileirinho.part5
Brasileirinho.part6
Brasileirinho.part7
Brasileirinho.part8
Nenhum comentário:
Postar um comentário