Pages

terça-feira, abril 21, 2009

História do Unix

Para entender como foi criado o Linux é necessário entender o sistema operacional[1] em que ele foi espelhado, o Unix. O Unix tem suas raízes no projeto MULTICS (Multiplexed Information and Computing Service), iniciado em 1965 e desenvolvido por grandes instituições da época: AT&T, GE (General Eletric) e o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

O projeto MULTICS era muito grandioso e complicado desde o início, seu nome se origina das várias funcionalidades complexas para a época, tais como: multi-usuário, multi-processador, multi-níveis de diretórios, além de outros “multi”.

Depois de vários anos, como seus objetivos não foram alcançados em 1969, a AT&T resolveu abandonar o projeto, adotando o sistema GECOS como seu S.O. padrão, porém era muito mais modesto em termos de tecnologia. Segundo declarações da época, cada instituição do consórcio tinha objetivos divergentes, o que levou ao atraso do projeto.

dennis_ritchie.jpg thompson.jpeg

Ken Thompson e Dennis Ritchie- criadores do Unix e da linguagem C

No entanto, Ken Thompson e Dennis Ritchie, que trabalhavam na Bell Labs - na época subsidiária de pesquisa da AT&T- haviam criado um jogo chamado “Space War”.


Com o fim do projeto e motivados a continuar a utilização do jogo, eles tiveram que reescrever todo o sistema operacional para um computador disponível bem menos potente, um DEC PDP-7, de 4 kbytes de memória.


Criando um trocadilho bem humorado, eles resolveram dar o nome UNIX, acrônimo de UNiplexed Information and Computing Service, e que poderia ter sido escrito UNICS, mas resolveram utilizar UNIX, por ter a mesma pronúncia.

Thompson concluiu o trabalho de criar todo o Unix no verão de 1969, utilizando a linguagem BCPL (também chamada de B), e que contava com as funções básicas: editor de texto, montador (ou assembler, que transforma linguagem assembly em linguagem de máquina) e interpretador de comandos (ou shell, este será visto mais a frente com maiores detalhes).


O sistema foi continuado dentro da Bell Labs, chegando a poucas dezenas de instalações, porém só obteve grande crescimento após ter sido totalmente reescrito na linguagem C, permitindo uma portabilidade melhor para outras plataformas. A linguagem C foi derivada da linguagem B e criada por Dennis Ritchie e Brian Kernighan.


Nesta época, o sistema já contava com mais de 60 comandos, muitos deles ainda utilizados, tais como: cd - trocar de diretórios, chmod - trocar permissões, wc - contar palavras em arquivos, roff - processar texto, etc. O seu crescimento e reconhecimento culminou com a publicação na renomada revista “Communications of the ACM”


Com sua filosofia de simplicidade, padrões abertos e seu licenciamento facilitado pela AT&T, o Unix se espalhou e se desenvolveu rapidamente pelas universidades. Várias versões de Unix foram surgindo - a principal delas foi desenvolvida na Universidade de Berkeley - denominado BSD (Berkeley Software Distribution), liberado publicamente em 1977, predecessor dos atuais e bem-sucedidos BSD’s (FreeBSD, OpenBSD e NetBSD).

Outras versões comerciais também foram surgindo, tais como: Irix pela SGI em 1982, XENIX pela SCO em 1983, HP-UX pela HP em 1986, SunOS pela Sun em 1987 e AIX pela IBM em 1990


Com tantos variedades de Unix surgindo, todos com a mesma arquitetura e filosofia de sistema, porém com tendências a se divergirem, surgiu o POSIX (Portable Operating System Interface for UniX) em 1985, um conjunto de padrões definidos pelo IEEE e pela ISO que define características essenciais de sistemas Unix


O POSIX não permitiu compatibilidade de rodar programas binários entre os vários Unix, mas sim facilidade de portar um programa de um Unix para outros, através de compilação de código-fontes em C.


O POSIX contiua mantido até hoje, através de um comitê do IEEE, denominado PASC (Portable Application Standards Committee) e além dele, também surgiu um consórcio de empresas denominado Open Group, que realiza um trabalho semelhante, através do padrão “Single Unix Specification”. Devido à esta variedade de sistemas operacionais seguindo os mesmos padrões é que o Unix atualmente é considerado não mais um sistema operacional, mas sim uma família de sistemas operacionais.

[1] - Nota: Um sistema operacional (S.O.) é o software que faz a interface entre os aplicativos de usuário com os recursos de hardware do computador (processador, memória, discos rígidos, CD-ROMs, etc). Desta forma, o S.O. visa gerenciar eficazmente os recursos do computador, fornecendo facilidades para os aplicativos, como: segurança, multi-tarefa, multi-usuário, etc.

Nenhum comentário:

free counters

Divulgue seu produto ou serviço de maneira rápida, objetiva e eficiente no BLOG do FELIPE.


Publique seu anuncio, produto,serviço etc... em nosso BLOG que está tendo mais de 500 visitas por dia entre em contato com o
BLOG DO FELIPE.

È necessário uma conta no pagseguro para efetuar o pagamento ou por deposito bancario.

segue dados aqui:



Banco - 237
(Bradesco)
Agência - 0325
Conta Poupança - 0113585- 6


Itaú

Agência- 8237

Conta- 1539 - 0

Nome - Andre Felipe Idiarte


o valor é R$ 5,00 Reais cada semana, se alguem estiver interessado entre em contato com meu e-mail :

john18lennon@gmail.com

Contribua você Também... Ajude o blog a Permanecer Online!!

PEQUISAR

MURAL de RECADOS

FELIPE CULT Headline Animator