Pages

terça-feira, abril 21, 2009

Características do GNU/Linux

Características gerais, usufruidas tanto pelos usuários técnicos e não-técnicos:

gnu-linux

  • Comunidade solidária: além do suporte comercial que pode ser adquirido, você também pode contar com uma comunidade GNU/Linux bastante solidária e numerosa. Em geral, você pode contar com a ajuda de milhares de pessoas que colaboram em listas de discussão. Duas das listas mais movimentadas nacionalmente são: http://www.dicas-l.unicamp.br (site de dicas fornecidas pela lista de usuários GNU/Linux mantida pela Unicamp) dentre outros

  • Vasta documentação: além da documentação padrão fornecida em cada software, existe um projeto dedicado para desenvolver e traduzir documentação gratuita classificadas como How-Tos (como fazer), livros e FAQs (perguntas frequentes) em http://www.tldp.org (The Linux Documentation Project) que é o principal repositório de documentação em GNU/Linux.

  • Segurança: Mesmo com muitos outros recursos de segurança, o GNU/Linux separa os usuários como comuns e super-usuário (veremos mais detalhes nos capítulos seguintes). Em geral, utiliza-se usuários comuns para executar as tarefas do dia-a-dia, evitando que o sistema seja comprometido por terceiros ou algo semelhante.

  • Multiprocessador, multitarefa e multiusuário: O kernel do Linux conta com os mais sofisticados recursos de S.O.s modernos, permitindo suporte à vários processadores (multiprocessador), várias tarefas por processador (multitarefa) e vários usuários utilizando o sistema ao mesmo tempo (multiusuário).

  • Melhoria contínua: em geral, um sistema tem a tendência de aumentar a lentidão a cada nova versão. Pelo contrário as distribuíções do GNU/Linux tem melhorado a cada versão, além de melhorar o seu desempenho, também aumentando o suporte à hardware e novas funcionalidades.

Características para servidores

servidores

Aqui apresentaremos algumas características para servidores, percebidas e implementadas por pessoal técnico:

  • Servidor Web (páginas Internet): o GNU/Linux é considerado uma das melhores plataformas para rodar o líder de mercado dos Servidores Web (que serve páginas Internet), o servidor Web Apache. Este é um software livre com desempenho imbatível, bastante versátil, modular e bem mais seguro que seus concorrentes. Quanto a questão funcionalidade, existem dezenas de módulos disponíveis, que quando habilitados, multiplicam o nível de funcionalidade do Apache, tudo dentro da sua necessidade.

  • Servidor de e-mail: existem diversas opções de servidores de correio eletrônico, na maioria software livre de excelente qualidade, desempenho e funcionalidades. Os servidores mais populares são: sendmail, qmail, postfix e exim.

  • Servidor FTP: São servidores de arquivos para Internet, através do protocolo FTP - File Transfer Protocol. O servidores mais populares são: proftp e wu-ftpd.

  • Servidor de arquivos: possui suporte à servidor de arquivos utilizando um protocolo denominado NFS, de excelente desempenho, estabilidade e que pode ser utilizado tanto em redes locais quanto na Internet. Também pode servir arquivos através de protocolos nativos de outros sistemas.

  • Compartilhamento de conexões internet: compartilha um acesso internet com outros da rede, através de um serviço denominado Proxy, permitindo autenticação e controle de acesso ao conteúdo. O proxy mais conhecido é o Squid.

  • Conectividade com várias redes: pode comunicar com vários outros protocolos de rede, inclusive com os protocolos utilizados pela Microsoft (SMB), Apple (Appletalk) e Novell (IPX/SPX). A conectividade com o Windows - é realizada através do software livre Samba - permite compartilhamento de impressoras e arquivos, além de fornecer autenticação para estações Windows 9X, ME, XP, 2000 e 2003.

  • Linguagens de programação: existem várias excelentes opções para programação no GNU/Linux. Dentre as opções livres estão ambientes de programação completos para as linguagens PHP (primariamente para Web), Perl e Python (programação geral, inclusive para Web), C e C++, Java, Pascal, além de linguagens novas como Lua e C#. Dentre as opções comercias destaca-se o Borland Kylix, ambiente integrado para desenvolvimento rápido em Object Pascal e C++.

Características para desktop

penguindesktop

  • Suporte à vários hardwares: com o aumento de usuários de GNU/Linux, os fabricantes de hardware aumentam seu interesse em desenvolver drivers. Isto é perceptível a cada nova versão do GNU/Linux, onde existe um aumento significativo de drivers, melhorando o suporte à impressoras, scanners, placas de vídeo, fax-modems, dispositivos USB, web-cams, placas multimídia, placas de rede, etc.

  • Reconhecimento automático de hardware: um dos recursos mais importantes para os usuários leigos é o reconhecimento automático de hardware. Um dos recursos mais utilizados nas distros é o kudzu – http://sourceforge.net/projects/kudzu/. Ele pode ser rodado na inicialização do sistema, ou até durante o funcionamento total.

  • Várias interfaces gráficas: no GNU/Linux, não existe somente uma interface gráfica (gerenciadores de janela), mas dezenas delas; algumas são tão pequenas e leves que cabem em disquetes e outras bastante complexas e com muitas funcionalidades. As mais populares são: Blackbox, Enlightment, Fvwm95, Gnome, Icewm, Qvwm, KDE, WindowMaker, etc. No endereço: http://www.plig.org/xwinman/ há uma boa lista e análise de cada um destas interfaces gráficas e outras.

  • Vários pacotes de escritório: existem vários pacotes de escritório disponíveis como software livre. Em geral, são bastante completos, com editores de texto, planilha de cálculo, apresentação, desenho vetorial, etc. Os mais conhecidos são: Koffice, Openoffice, Gnome-Office, etc.

  • Execução de binários Windows e DOS: é possível rodar aplicativos Windows e DOS no GNU/Linux através de emuladores. Os mais populares são: Wine (aplicativos Windows) e dosemu (aplicativos DOS).

Nenhum comentário:

Divulgue seu produto ou serviço de maneira rápida, objetiva e eficiente no BLOG do FELIPE.


Publique seu anuncio, produto,serviço etc... em nosso BLOG que está tendo mais de 500 visitas por dia entre em contato com o
BLOG DO FELIPE.

È necessário uma conta no pagseguro para efetuar o pagamento ou por deposito bancario.

segue dados aqui:



Banco - 237
(Bradesco)
Agência - 0325
Conta Poupança - 0113585- 6


Itaú

Agência- 8237

Conta- 1539 - 0

Nome - Andre Felipe Idiarte


o valor é R$ 5,00 Reais cada semana, se alguem estiver interessado entre em contato com meu e-mail :

john18lennon@gmail.com

Contribua você Também... Ajude o blog a Permanecer Online!!

PEQUISAR

MURAL de RECADOS

FELIPE CULT Headline Animator