Embora tenha sido inventado por Bill Enghlish, a sua patente pertence a Douglas Engelbart, com a patente nr. 3.541.541 nos EUA no ano de 1970.
Engelbart apresentou este periférico pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968 denominando-o de “XY Position Indicator For A Display System”. Constituía-se então em uma pequena caixa de madeira com apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem ser muito utilizado devido a falta de necessidade do mesmo. Afinal a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores na tela.
A partir da primeira metade da década de 1980, mais precisamente em 1983, a Apple passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus micros Apple Lisa. De de lá para cá o periférico tornou-se parte integrante dos atuais PCs.
O Windows da Microsoft foi criado à volta dele e navegar na Internet seria impossível sem o mouse. Pode-se dizer que a partir do lançamento do Windows 3.1, em abril de 1992, o lugar do mouse estava assegurado.
Na época Douglas Engelbart vendeu a patente do “X-Y Position Indicator” (rato/mouse) por US$ 10.000 (imagina se ele soubesse o quando dependemos do mesmo hj em dia =P)
Em 10 de abril de 1997, Engelbart recebeu em Washington o prêmio Lemelson-MIT de US$ 500 mil, um dos principais prêmios do mundo para inventores.
Nesses trinta e tantos anos com mouse, a evolução do mesmo não foi grande. Na verdade isto é um atestado de genialidade a Douglas Engelbart.
Ordem cronológica as mudanças:
1. Esfera: Ganhou uma esfera, para que pudesse transmitir com mais precisão os movimentos.
2. Trackball: Inventa-se o trackball, um mouse de “cabeça para baixo”. Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar diretamente na esfera. Algumas pessoas se sentem mais à vontade com o trackball do que com o mouse (eu infelizmente não dei conta de acostumar com ele)
3. Sem fio: A opção de não ter mais um fio entre o mouse e o micro. O mouse sem fio envia as informações para a base e esta se encarrega de passar para o computador as informações.
4. Ergonomia: Tanto os mouses como os trackballs passam a ter desenhos mais ergométricos, se adaptando mais aos usuários
5. Scroll: Roda usada para rolar a tela.
6. Óptico: A esfera desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O sistema óptico, emite um feixe que “lê” em até 2000 vezes por segundo a superfície. Através desta leitura é que é detectado o movimento.
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