Pages

sexta-feira, junho 12, 2009

A Canção de Lisboa (1933)-blog do felipe




NÃO SEJA UM SANGUE-SUGA COMENTE E VOTE NO TOP30

Sinopse:
Foi um filme que, na época, obteve grande sucesso e êxito do público, não apenas em Portugal mas também nos então territórios de Ultramar e Brasil. Esse êxito deveu-se em parte ao carácter tipicamente português das personagens e das situações que permitia a total identificação dos espectadores com o filme. E em parte à introdução de canções que rapidamente se tornaram populares, não só neste filme mas em todos os outros do género. Por isso, estas comédias são clássicos do cinema português, onde nunca se deixaram de ver e rever até aos dias de hoje. A Canção de Lisboa não é apenas pioneiro deste género cinematográfico como também um dos melhores. Por ter sido considerado um objecto de prestígio, o valor dos bilhetes foi mais dispendioso do que o habitual. O sucesso alcançado foi de tal forma retumbante, que as receitas do filme permitiram, inculsivé, pagar uma grande parte das instalações da Tóbis que se encontravan então em construção.

Para além dos actores, outros grandes nomes da arte portuguesa marcaram a produção deste filme, por exemplo, os cartazes: Nada menos que três fora concebidos por Almada Negreiros. Outra participação enaltecedora deste magnífico filme foi a de Manoel de Oliveira então no começo da sua carreira cinematográfica como realizador, aparece neste filme como actor, interpretando Carlos, o melhor amigo do actor principal Vasco Santana.

A Canção de Lisboa, pilar do cinema portugês, ironicamante não foi relizado por um cineasta mas sim por um conhecido arquitecto José Cottinelli Telmo, tendo aliás sido o único filme por ele realizado. O uso do espaço em Lisboa, tanto em cenários de estúdio como em cenários naturais, é característico da sabedoria de um arquitecto. Por todos este motivos A Canção de Lisboa é um clássico e ao mesmo tempo um filme único que ficará para sempre como marco e testemunho da evolução cinematográfica portuguesa.

Vasco Leitão (Vasco Santana), boémio e cábula, estuda na Faculdade de Medicina de Lisboa e vive da mesada das tias ricas, a quem já mandou dizer um ror de vezes que era doutor, exercendo num riquíssimo consultório. As tias que vivem na província, em trás-os-montes, nunca vieram à capital e ignoram a realidade do sobrinho. Pois não sabem que Vasco prefere os retiros e os arraiais, folgar e cantar o fado. Sendo ele um audaz conquistador das raparigas, conquistou Alice (Beatriz Costa), uma costureira do Bairro dos Castelinhos, o que não agrada ao pai, o Alfaiate Caetano (António Silva), pois sabe que ele é um boémio e que nunca mais há de acentar. Os azares de Vasco são constantes ao longo das suas peripécias - no mesmo dia em que reprova o exame de final de curso, recebe uma carta das tias onde lhe anunciam uma visita, a fim de conhecer a Lisboa que ainda não viram e de admirar a riqueza que promoveram ao sobrinho.
"Diga 33, não, você é muito grande, diga antes 33.333"
"Diga 33, não, você é muito grande, diga antes 33.333"

Chegadas a Lisboa, as tias, são roubadas e desmaiam. Incitado por Quinquinhas, Vasco é obrigado a transportar as tias desmaiadas na tipóia da tourada, mas as tias, entretanto, voltam ao estado consciente e apercebendo-se do seu transporte sentem-se indignadas e zangam-se com Vasco. Para apaziguar o sucedido, Vasco alia-se a Caetano e este mente às tias dizendo que Vasco é um sábio e um excelente médico, mas ele desconhece que o alfaiate actua com o interesse de "comer o dinheiro às velhotas", como profere o Sapateiro aquando da sua união com o alfaiate para deserdar Vasco, ficando eles com a herança.

As tias, já desconfiadas, descobrem o embuste de Vasco, quando este não tendo nenhum consultório para lhes mostrar leva-as ao Jardim Zoológico, onde é confundido com o Veterinário, consultando todos os animais do Zoo, pois cada consulta vale 20 escudos e Vasco aproveita a confusão para ganhar alguns "macacos", como ele diz ao empregado do Zoo, o Sr. Carneiro, que o acompanha nesta peripécia. Assim, sem fortuna das tias, apercebe-se da miséria, sendo salvo por Carlos, seu grande amigo, que lhe arranja num retiro de fado, o do Alexandrino, ocupação como fadista. É aclamado tanto na sua carreira de fadista como na de estudante, indo a exame onde aprova, finalmente, com 20 valores, o curso de medicína - "ele até sabe o que é o maistoideu"... tornando-se então médico casa com Alice, tendo entretanto feito as pazes com as tias, é respeitado e idolatrado por todos.


http://rapidshare.com/files/8195786/...boa.part01.rar
http://rapidshare.com/files/8201751/...boa.part02.rar
http://rapidshare.com/files/8206968/...boa.part03.rar
http://rapidshare.com/files/8211328/...boa.part04.rar
http://rapidshare.com/files/8215156/...boa.part05.rar
http://rapidshare.com/files/8218208/...boa.part06.rar
http://rapidshare.com/files/8221181/...boa.part07.rar
http://rapidshare.com/files/8224074/...boa.part08.rar
http://rapidshare.com/files/8227650/...boa.part09.rar
http://rapidshare.com/files/8231270/...boa.part10.rar
http://rapidshare.com/files/8236472/...boa.part11.rar
http://rapidshare.com/files/8241741/...boa.part12.rar
http://rapidshare.com/files/8247779/...boa.part13.rar
http://rapidshare.com/files/8253492/...boa.part14.rar
http://rapidshare.com/files/8258240/...boa.part15.rar

Nenhum comentário:

Divulgue seu produto ou serviço de maneira rápida, objetiva e eficiente no BLOG do FELIPE.


Publique seu anuncio, produto,serviço etc... em nosso BLOG que está tendo mais de 500 visitas por dia entre em contato com o
BLOG DO FELIPE.

È necessário uma conta no pagseguro para efetuar o pagamento ou por deposito bancario.

segue dados aqui:



Banco - 237
(Bradesco)
Agência - 0325
Conta Poupança - 0113585- 6


Itaú

Agência- 8237

Conta- 1539 - 0

Nome - Andre Felipe Idiarte


o valor é R$ 5,00 Reais cada semana, se alguem estiver interessado entre em contato com meu e-mail :

john18lennon@gmail.com

Contribua você Também... Ajude o blog a Permanecer Online!!

PEQUISAR

MURAL de RECADOS

FELIPE CULT Headline Animator