Pages

sábado, março 28, 2009

Tutorial sobre emulacao de Playstation 2

Tutorial sobre emulacao de Playstation 2


Antes dos links de download, voces devem atentar aos REQUISITOS, pois se nao possuir tais requerimentos, desista, pois sua emulacao sera um porcaria e "injogavel".


Requisitos do PCSX2:
Processador Core 2 Duo ou Quad 1.8 Ghz
Memoria: 1.5 GB DDR2, independente de frequencia ou de estar ou nao em DUAL CHANEL
Placa de Video:

Geforce 8400GS ou Intel GMA 950 conseguem rodar games leves, como jogos 2D. Exemplos de games leves: Serie King of Fighters 2D (NeoWave, XI, 98 Ultimate Match), Sengoku Basara X, Guilty Gear Series, Rokuto no Ken, Rumble Fish e etc.

Para jogos mais pesados, como os RPGs, ou outros jogos 3D exceto os com Cell Shading (aquele grafico 3D igual a anime, real, porem desenho ao mesmo tempo o.O) como Naruto Shippuuden Narutimace Accel 1 e 2, Narutimate Hero Series, Dragon Ball Series, Okami e etc. Para esta categoria, temos as seguintes placas de video: 7600 GT / GS, 7800 XX e 7900 XX.

Para esses jogos super pesados, somente DX10, consequentemente series 8 e 9, sendo inclusas somente as seguintes placas: 8600 GT DDR3 e 8600 GTS, 8800 GT, GTS, GTX e Ultra, 9600 GSO e GT, 9800 XX e GTX XX.

Para quem quiser testar, o jogo mais pesado e dificil de se alcancar os sonhados 100% - 60 FPS, é o Naruto Shippuuden Narutimate Accel 1 e 2.

Para quem utilizar de placas da series ATI, é só usar a tabela comparativa de video dos chips NVIDIA e ATI do proprio clube do hardware, e ver a qtde de GB/s que a sua se equipara.

ULTIMO AVISO IMPORTANTE: QUAL SISTEMA OPERACIONAL UTILIZAR?

Se sua placa de video for Direcx 9c, entao recomendado utilizar o windows XP e 32 bits.

Se sua placa de video for Directx 10 ou 10.1, tanto faz, mais voce ganhara alguns poucos FPS a mais no Vista ou 2008 server por serem nativos DX10, mas o unico ganho significativo ao meu ver, é na qualidade de imagem, q se seu OS suportal DX10, da pra dar uma "melhorada" no grafico, estilo o emulador Epsxe de Playstation One. Para testes, usuarios que possuirem VGA DX10, podem usar no vista o emulador com DX9 e depois com DX10 para verificar a diferenca que estou falando.

Os usuarios de DX10 e Windows Vista, ganharam mais FPS com a versao 64 Bits, mas como meu OS é 32 default e ainda nao tive tempo de formatar, utilizo a ver 32 mesmo e consigo atingir uma margem de 200 a 300% de velocidade aos demais, pois o segredo é o meu humilde processador.

OBS: Lembrando que todo o poder grafico do play2 é processado pelo processador, e uma pequena parte pela VGA.

Agora sim, colocado de forma "agressiva" e direta os requerimentos, vamos aos links:

Pcsx2 0.9.5 Rev 390 X3 (sem a BIOS)

Pcsx2 Playground (sem a BIOS)

Pcsx2 Extremum 1.000ex (sem a BIOS)

Pcsx2 Playground + Rev 708 + Plugins Fev-2009 (sem a BIOS)

NEW!

Pcsx2 Playground + Revs Mixadas by Kain (477, 482, 708, 478, ,478.s, 494, 502) - sem a BIOS

CONFIGURANDO O EMULADOR:

PLAYSTATION 2 - PCSX2 0.9.5 SVN 390 X3

Esse nao é facil achar a configuracao perfeita, mas postarei as SS`s de como voces deveram deixa-lo:

1) Extrair os arquivos e adicionar a(s) Bios (voce devera fazer backup da Bios do seu Playstation 2.

Clique aqui para ver no tamanho original.



2) Clique com o botao direito no arquivo 390X3PCSX2.EXE (SEM SER O QUE POSSUI A LETRA "T"), e clique em propriedades, depois compatibilidade, e em Privilegios, marque a Checkbox Executar ste Programa como Administrador (Lembrando que meu OS é em inglês, e estou traduzindo do meu, em portugues pode estar com palavras diferentes, mas semelhantes), clique em aplicar e logo apos em OK (eu particularmente só clico nessas opcoes em OK direto, pois da no mesmo e ainda é mais rápido, acho a maior frescura o aplicar em algum casos especificos como esse).


Clique aqui para ver no tamanho original.



3) Execute o arquivo 390X3PCSX2.EXE, é o arquivo sem a letra "T" no final e cliquem em Allow (meu OS é em inglês =P, mas traduzido, seria Permitir).


4) Para deixar o emulador em portugues, clique em languages, depois portuguese.

PS: O emulador ja esta em portugues e encontra-se semi configurado por mim, mas para nao arriscar, estou coloando o passo-a-passo completinho.

Clique aqui para ver no tamanho original.



5) A partir daqui, seram somente uma sequencia de Screens, onde voce devera confirmar se a do seu emulador esta igual ao das fotos, e se nao esiver, só alterar e pronto, tudu facil, rápido e sem bla bla bla.

Clique em configuracao, depois em configurar e abrira a seguinte tela:

Clique aqui para ver no tamanho original.



A primeira coisa a fazer é definir o diretorio da BIOS e dos PLUGINS, definindo o caminho onde os mesmos estejam em seu computador.

Apos isso, selecione a versao da BIOS que voce ira utilizar, lembrando que a a versao mais recente que voce possuir, rodara maior numero de jogos. A ultima versao, apelidada de BIOS FINAL, pois roda praticamente tudo (roda de fazer funcionar, mais falta atualizacoes para corrigir alguns bugs como o do grafico de God of War Series, por exemplo) é a que estou utilizando e que aparece na foto, a USA V2.20 (10/02/2006) Console pois meu play 2 é um dos últimos modelos, de canhão o 90001 ou 75001 não me recordo agora. (estou no trabalho, quando chegar em casa confirmo e altero se necessário).

Escolhida a BIOS, o proximo passo é simplesmente deixar a sua configuracao = a da foto, com excecao do processador, pois se vc possuir um Core 2 Extreme igual a mim, pode deixar o grafico com o plugin GSdx 851m SSE41 0.1.10 mesmo, se possuir um Core 2 Duo ou Quad, deixe em SSE3 0.1.10 para DirectX 10 ou SSE3 0.1.9 841 ou 835M (teste o que ficara mais rápido em seu PC) e se for processador do fabricante AMD, deixe o SSE2 0.1.9 para Directx 9 e 0.1.10 para DirectX 10.

Escolhido o plugin grafico, clique em configurar e escolha a configuracao de acordo com sua VGA e DirectX.

Se for DirectX9, deixe assim:

Clique aqui para ver no tamanho original.


Se for DirectX10, deixe assim:

Clique aqui para ver no tamanho original.


Configurado o plugin grafico, clique em OK das configuracoes e clique na aba configuracao novamente e depois em CONTROLO (isso mesmo, deveria ser controle, mas tudo bem).

Ai é muito facil, nao entrarei em detalhes, mas postarei uma foto para que vejam como o meu esta configurado.

Esqueci de colocar esta imagem no pendrive, logo pela manhã quando chegar em casa, eu atualizo essa foto que ficará pendente.

Alguns se pergutaram, ue, nao funciona controle? Se sim, porque ele configurou no teclado?

Resposta: Uso o Xpadder5-3, que assim como o Joy2Key, vc mapeia telcas do teclado em botões do joypad, o engracado, é q c vc abrir um editor de texto pro exemplo e comecar a mexer nos direcionais e botões, comecam a sair letras e numeros, de acordo coma sua configuracao.

Alguns se pergutaram ainda, porque ele configurou isso?

Resposta: Sou fan de fighting games, e jogo varios com meus amigos (vide as SS`s de jogos testados logo abaixo) e utilizo controles Arcades de Playstation 2 no conversor USB, e pra nao perder tempo, configuro padrão no teclado e essa configuracao funcionara em todos os jogos, ate em jogos ou emuladores que nao suportem joystick, como a nova versao do emulador da Naomi (placa de fliper que possui grandes jogos como Marvel vs Capcom 2, Guilty gear Arcade e outros).

Memory Cards, uma das partes mais importantes do emulador, pois nao tem graca jogar sem poder salvar.

Deixe o seu assim:

Clique aqui para ver no tamanho original.


Provavelmente ja estarao configurados, mas se nao estiverem, cliquem em configuracao, cartoes de memoria.

Apos abrir a tela acima, clique em selecionar e escolha os memory cards disponiveis.

OBS: Se tiver muitos saves, igual a mim, formate os memory cards e faca umas 10 copias, que seram equivalentes a 10 memory cards, ou seja, mais que suficiente pra guadar inumeros savegames que voce venha a possuir.

Configurando o Processador:

simplesmente deixe assim:

Clique aqui para ver no tamanho original.



PS: Em limitador de frames, marquei limitar e em Detailed Settings coloquei 60 FPS (velocidade 100% do console), pois devido ao meu processador monstro, se eu nao limitar, os jogos rodarao a 250, 300 ou até 400 FPS, ficando o sonho de muitos, rápido demais pra jogar, pois a maioria que testou nao passou de 10 FPS. =D

A ultima parte e a mais importante de todas, os Speed hacks.
Para quem nao conseguiu velocidade boa na emulacao, ou conseguiu e deseja usar o maximo do emulador, clique em configuracao (novamente >.<) e depois em Speed Hacks e deixe desta maneira:
Clique aqui para ver no tamanho original.



Ah, ja ia esquecendo, para escolher os jogos, clique em configuracao (repetitivo isso né?) e depois em Cdvdrom e aparecera a seguinte tela:

Clique aqui para ver no tamanho original.



Deixe assim as opcoes, e para mudar o jogo, basta clicar em SELECT ISO e escolher uma ISO de algum jogo que voce possua BACKUP no HD extraído de um DVD Original que você possua, e em um dos formatos suportados pelo emulador (.ISO, .NRG, >MDF e etc).

Tem um plugin na parte de CD / DVD que nos permite ler as informações direto de uma mídia no leitor ótico, mas este não possui velocidade de leitura ideal, devido o fato de ser um plugin muito prematuro ainda, e portando fazendo que nos so consigamos atingir FPS perfeitos, lendo os jogos de arquivos de imagem / backups chamados ISOs.

OBS: Não confundir ISO com o formato “.ISO” gerado por alguns softwares de gravação, pois os mesmos possuem tal nomeclatura somente para extensão de seus arquivos, assim como podemos ter ISOS em outras extensões, como “.NRG”, “.MDF”, e outras.

Abaixo voces poderam conferir algumas fotos da emulação de alguns jogos que possuo em meu computador:

Para quem não sabe, sou mega fan de fighting games, por isso as SS’s são de jogos de luta em sua maioria. Curto muito RPG’s também, mas adcionarei novas fotos de outros gêneros de jogos nos próximos updates do tópico, assim como inserção de alguns vídeos com a emulação rodando ao vivo. =D


Os jogos testados ate o presente momento sao:

Naruto Shippuuden Narutimate Accel 2
Virtua Fighter 4 Evolution
Yu Yu Hakusho Forever
The Battle of Yu Yu Hakusho: Shitou! Ankoku Bujutsukai! 120%

Seguem as fotos na sequencia dos jogos listados acima:

http://img254.imageshack.us/img254/4503/46627928to1.jpg

http://img521.imageshack.us/img521/6662/55540946kr5.jpg

http://img521.imageshack.us/img521/6101/70948378tj6.jpg

http://img264.imageshack.us/img264/6026/26183285cl3.jpg

http://img523.imageshack.us/img523/7285/10726899ii2.jpg

http://img209.imageshack.us/img209/5313/46228262mw9.jpg

http://img409.imageshack.us/img409/9152/41085234lf7.jpg

http://img72.imageshack.us/img72/682/42012519ke5.jpg

http://img510.imageshack.us/img510/8489/48870487hl6.jpg

http://img135.imageshack.us/img135/1720/10ml6.jpg

http://img407.imageshack.us/img407/3357/12fk6.jpg

http://img404.imageshack.us/img404/2465/13wj9.jpg

http://img502.imageshack.us/img502/4987/14fz0.jpg

http://img216.imageshack.us/img216/6108/15ac4.jpg

http://img213.imageshack.us/img213/5052/16si0.jpg

Bom, espero que gostem, que comentem, e se testarem, que me enviem feedbacks.



Nenhum comentário:

free counters

Divulgue seu produto ou serviço de maneira rápida, objetiva e eficiente no BLOG do FELIPE.


Publique seu anuncio, produto,serviço etc... em nosso BLOG que está tendo mais de 500 visitas por dia entre em contato com o
BLOG DO FELIPE.

È necessário uma conta no pagseguro para efetuar o pagamento ou por deposito bancario.

segue dados aqui:



Banco - 237
(Bradesco)
Agência - 0325
Conta Poupança - 0113585- 6


Itaú

Agência- 8237

Conta- 1539 - 0

Nome - Andre Felipe Idiarte


o valor é R$ 5,00 Reais cada semana, se alguem estiver interessado entre em contato com meu e-mail :

john18lennon@gmail.com

Contribua você Também... Ajude o blog a Permanecer Online!!

PEQUISAR

MURAL de RECADOS

FELIPE CULT Headline Animator