Pages

quarta-feira, março 25, 2009

[TUTORIAL]Instalar um HD no PS2.

Hardware necessário: Playstation 2 com Expansion Bay compatível com HDD internos (apenas alguns modelos de Playstation 2 japoneses não tem essa porta de expansão), Network Adaptor (NA), HardDrive IDE.
Ferramentas necessárias: Chave de Fendas grande (recomendo preferencialmente o uso de uma moeda de R$ 0,10), Alicate ou pinça.

Instalação:

- Cuidados Iniciais:

O HDD é um equipamento sensível a choques mecânicos (trombadas e quedas) portanto tente fazer essa instalação num local apropriado.

- Preparação da instalação:

Existe uma lista de HDDs compatíveis com o Playstation 2, já testada por vários usuários. Mesmo estando nesta lista, um HDD pode não funcionar no seu Playstation 2, mas, de qualquer maneira, ela já serve de um bom guia para a escolha do HDD que vai equipar o seu Playstation 2. A lista pode ser consultada no seguinte link: http://ps2drives.x-pec.com/

A preferência é sempre para HDDs de grande tamanho (em Gb) e de alta rotação (7200 rpms). Não tive a chance de testar um HDD maior que 120 GB com o programa oficial da Sony para instalação de HDD, mas o HDLoader/Advance (que deve ser o motivo por qual muitos usuários de Playstation 2 estejam procurando utilizar um HDD nos seus consoles) tem
uma versão que aceita HDDs maiores que este tamanho.

Dependendo da construção do HDD ele pode esquentar mais ou menos em relação a outros modelos, fazendo com que a escolha de um HDD seja um caso muito particular. Eu tive a chance de testar 4 HDDs no meu Playstation 2, todos funcionaram perfeitamente, sem aquecimentos ou incompatibilidades. Três deles eram da marca Seagate (02 Barracuda de 7200 rpms - de 120 e 40 Gb, 01 comum de 5400 rpm e 40 Gb) e um Fijitsu de 5400 rpms e 20 Gb.

Devemos verificar se o HDD em questão está configurado para o modo de operação MASTER da controladora IDE.

O ajuste é feito através de jumpers normalmente instalados entre os conectores de força e dados do HDD. Por via de regra a posição MASTER fica mais próxima ao conector de dados, mas é imprescindível checar como a mesma é feita em cada HDD. Cada fabricante pode ter a sua configuração particular.

Terminada a configuração do HDD passamos para o Playstation 2. Devemos remover a tampa do Expansion Bay, liberando o acesso ao conector do Network Adaptor (NA) e ao local onde o HDD fica instalado.
O HDD é instalado no Playstation 2 em conjunto com o NA. Caso você já esteja com o NA instalado no seu Playstation 2 será necessário removê-lo para poder encaixar o HDD nele e o conjunto NA+HDD de volta no Playstation 2.

O HDD encaixa com facilidade no NA, não é necessária nenhuma ferramenta ou cabo adicional aqui. Se por algum motivo o seu HDD não encaixou porque o distância entre o conector de força e o de dados não é igual a distância existente no NA, não force! Neste caso o HDD não poderá ser utilizado. Essa incompatibilidade é mais comum com HDDs da marca Western Digital.

Com o HDD conectado no NA temos o conjunto pronto para ser encaixado no Playstation 2.

O HDD original da Sony vem com baias laterais que permitem o seu encaixe perfeito no espaço destinado a ele no Expansion Bay. O nosso conjunto, entretanto, pode ficar frouxo dentro do Playstation 2. Isso não causa nenhum dano se o Playstation 2 for utilizado na posição horizontal ou se o HDD for removido quando da necessidade de transportar o console.

O usuário mais habilidoso pode criar a sua própria baia lateral, eu sugiro o uso de uma régua dessas comuns utilizadas para estudo e parafusos de HDD de cabeça plana. Cortando 4 pedaços de régua (ou fazendo a peça inteira para cada uma das duas laterais do HDD) para cada um dos locais onde podemos afixar um parafuso, já é suficiente para estabilizar o HDD dentro do Playstation 2.

O conjunto NA+HDD deve ser inserido no espaço reservado do Expansion Bay não havendo nenhuma resistência ou dificuldade nesta etapa.

Verifique se a conexão do NA está perfeita também:

Agora basta apertar os parafusos do NA para que seu HDD esteja instalado no Playstation 2. Alguns podem preferir o uso de uma chave de fendas grande, mas eu recomendo o uso de uma moeda.

Pronto o seu Playstation 2 agora tem um HDD pronto para ser utilizado.

Nenhum comentário:

free counters

Divulgue seu produto ou serviço de maneira rápida, objetiva e eficiente no BLOG do FELIPE.


Publique seu anuncio, produto,serviço etc... em nosso BLOG que está tendo mais de 500 visitas por dia entre em contato com o
BLOG DO FELIPE.

È necessário uma conta no pagseguro para efetuar o pagamento ou por deposito bancario.

segue dados aqui:



Banco - 237
(Bradesco)
Agência - 0325
Conta Poupança - 0113585- 6


Itaú

Agência- 8237

Conta- 1539 - 0

Nome - Andre Felipe Idiarte


o valor é R$ 5,00 Reais cada semana, se alguem estiver interessado entre em contato com meu e-mail :

john18lennon@gmail.com

Contribua você Também... Ajude o blog a Permanecer Online!!

PEQUISAR

MURAL de RECADOS

FELIPE CULT Headline Animator