Limpar, tonificar e hidratar. O ritual é conhecido, mas há mais segredinhos entre estas três etapas do que sonham aqueles que têm espírito prático. A pele, que tem quase dois metros de extensão, sofre a ação dos ventos, frio e outros agentes naturais, possui zonas secas e de grande produção de óleo, camadas mais grossas ou superfícies delicadas e erupções em pontos de críticos.
Por causa destas diferenças ao longo do corpo, cada região precisa de um tratamento específico. É claro, no entanto, que é preciso muita disciplina para manter os cuidados ideais. “Não adianta prescrever um monte de coisa se o paciente não for usar” diz, sensata, Ana Paula Farias Jorge, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No entanto, não caia na tentação de passar o hidratante corporal no rosto. “Os hidratantes corporais são muito grossos e oleosos, podendo causar uma obstrução dos poros e gerar acne”, explica a dermatologista.
No entanto, o filtro solar não pode ficar de fora. “No rosto, pescoço, mãos e colo é essencial o filtro 30 diariamente e 60 em períodos de exposição intensa. No restante do corpo, o filtro 20 resolve”, enfatiza a médica.
ESCOLHA
Dolores Gonzalez Fraga, dermatologista, ressalta que o mais importante na hora de adquirir um hidratante é avaliar qual é o tipo de pele. Quem tem pele oleosa, deve escolher produtos na forma de gel ou oil free, pele normal pede uma loção e um creme pode ser usado na pele seca. As costas podem até mesmo ficar de fora do passa e repassa, pois já possui grande oleosidade natural.
É natural ficar na dúvida na hora de determinar o seu próprio padrão. “A maior parte dos brasileiros tem pele mista”, lembra Ana Paula Jorge. Ou seja, tem muita oleosidade na testa, nariz e queixo. Já as laterais do rosto, permanecem normais. “Neste caso, é melhor optar pelas soluções em gel”, simplifica. E dá a dica: “os melhores hidratantes são os que contém uréia e lactato de amônia. Tem muito creme cheio de óleo que acaba não hidratando de verdade”. Já os cremes anti-idade requerem atenção maior. Podem causar alergias, irritações ou manchas se expostos ao sol. O ideal é mesmo consultar um especialista.
Hidratantes com filtro solar podem ser práticos, mas Ana Paula Jorge alerta que estes produtos costumam conter filtros baixos e pior, algumas marcas podem usar fórmulas hidratantes que interfiram na formulação do filtro. Já Dolores Fraga aconselha procurar pelo selo da SBD, Sociedade Brasiliera de Dermatologia. Ele indica os produtos dermatologicamente testados.
SABEDORIA POPULAR
Aspereza e fissura nos pés são resolvidos com um boa lixa, certo? Errado. “Quanto mais for agredida, mais a pele vai engrossar”, avisa Ana Paula Jorge. Mudar de calçado pode ser a solução, junto com imersão de água morna com vinagre e creme a base de ácido salicílico. Dolores Fraga veta a bucha na hora do banho: “Elas armazenam bactérias, podem inocular fungos e tiram a oleosidade natural da pele. Apenas áreas mais grossas e de pouca oleosidade como planta do pé, joelho e cotovelo precisam de uma esfoliação vez por mês”
Receitas caseiras custumam ser tentadoras, mas geralmente inúteis ou até mesmo perigosas. “Limão com açúcar pode manchar. Já esfoliantes feitos em casa são muito agressivos.”, alerta a especialista. Já existem produtos no mercado como micro-partículas redondas que não danificam a pele.
ADOLECENCIA E GESTÃO: Momentos críticos
Durante a adolescência ou durante o período de gestação os cuidados da pele precisam ser redobrados. Nestas duas fases da vida, ocorrem alterações hormonais que podem causar transtornos para muita gente.
A boa notícia é que, de acordo com Ana Paula Jorge, muitas vezes basta ensinar alguns cuidados para a higiene correta da pele para que a acne, terror dos adolescentes, desapareça. Dependendo da gravidade da alteração, o tratamento terá de ser acompanhando pelo médico dermatologista. Ele vai preescrever a concentração ideal de cremes, loções e sabonetes que contenham, por exemplo, ácido salicílico ou ácido retinóico ou medicamentos de uso oral. Já em relação à acne durante a gestação, o acompanhamento é ainda mais importante, pois os medicamentos podem influenciar a saúde do bebê.
É bom não exagerar nos alimentos gordurosos, mas não é necessário cortar o chocolate do cardápio. Dolores Fraga argumenta que pesquisas comprovam que a sensação de culpa por ter comido determinado alimento acaba refletindo mais na pele do que a própria ingestão em si.
O crescimento acelerado ou mudanças corporais em adolescentes e grávidas podem acarretar estrias especialmente nas costas, no caso dos meninos e nos quadris e seios, no caso das garotas. As grávidas podem ficar com as famosas lesões, decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina, na barriga e nos quadris. Em qualquer destes casos a saída é a hidratação intensa destas áreas. Ela deve ser feita, diariamente, com óleo de amêndoa ou semente de uva, e hidratantes com colágeno e elastina. É indicada ainda a ingestão diária de pelo menos 2 litros de água.
Gestantes também sofrem com manchas no rosto. Estas marcas tendem a desaparecer espontaneamente em cerca de seis meses. No entanto, podem permanecer com a exposição solar. O efeito, neste caso, é cumulativo. O ideal é procurar um dermatologista.
Pages
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Divulgue seu produto ou serviço de maneira rápida, objetiva e eficiente no BLOG do FELIPE.
Publique seu anuncio, produto,serviço etc... em nosso BLOG que está tendo mais de 500 visitas por dia entre em contato com o
BLOG DO FELIPE.
È necessário uma conta no pagseguro para efetuar o pagamento ou por deposito bancario.
segue dados aqui:
Banco - 237
(Bradesco)
Agência - 0325
Conta Poupança - 0113585- 6
Itaú
Agência- 8237
Conta- 1539 - 0
Nome - Andre Felipe Idiarte
o valor é R$ 5,00 Reais cada semana, se alguem estiver interessado entre em contato com meu e-mail :
john18lennon@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário